Uma Produção de CordaSonora

Ciclo de Música Medieval de Leiria

com TWB Ensemble e Convidados

CMML 2024

Ciclo de Música Medieval de Leiria / The Medieval Music Cyle of Leiria

Prepare uma visita a Leiria! Durante o CMML, haverá seis concertos e workshops liderados pelo TWB Ensemble com o artista residente Antonio Casal e talentosos convidados como Jorge Luis Castro, Irene Brigitte e Orlando Trindade.

Os eventos terão lugar no Castelo de Leiria, organizados graças ao município de Leiria.

Antes de cada concerto, haverá um workshop relacionado com o repertório que os músicos irão interpretar, moldado em torno do lema “Aprender é Partilhar”, com o objetivo de criar uma ligação mais forte entre a comunidade e a música, partilhando o prazer que sentimos por estas melodias imortais. Num dos eventos, haverá também uma exposição antes do concerto sobre os instrumentos musicais da era medieval.

Com estes workshops, o público em geral irá adquirir conhecimento sobre Alfonso X, o Sábio, Cantigas de Santa Maria, Livro Vermelho de Montserrat, Martin Codax, D. Dinis, o Rei Trovador, entre muitas outras informações maravilhosas e lendas sobre música e cultura medieval, todas as quais serão ouvidas durante os concertos.

Posicionado em dias importantes do calendário pagão, solar e religioso, o Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML) estará distribuido ao longo do ano, começando a 6 de janeiro, Dia de Reis, no qual vamos dar uma vista de olhos ao sábio rei por trás das obras das Cantigas de Santa Maria, e à própria Santa Maria, como as cantigas referem, donzela, mãe e anciã.

Juntem-se a nós!
Primeiro concerto: 6 de janeiro – Workshop: 15:00 Concerto: 16:00

Calendário de CMML 2024

Momentos do CMML 2024 - III

photography: Gil Lemos @gildelemoses

Notícias Sobre Concertos do CMML 2024

É uma oportunidade única para o público em geral de familiarizar com a alma da música, oferecendo esta visão deste período da nossa história e o quadro em que vivia, das relações. Sem dúvida que queremos, com estes concertos, fazer uma viagem, uma viagem no tempo” 

– Anabela Graça, vereadora da Câmara de Leiria.
(entrevista sobre Ciclo de Musica Medieval de Leiria 2024)

A música medieval está de regresso ao Castelo de Leiria no, dia 1 de maio, com o terceiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria. Com o tema “Festival de Alegrias”, o concerto será precedido por um workshop sobre “Instrumentos medievais ibéricos”.

O artista convidado é Orlando Trindade, luthier e multi-instrumentista, que apresentará os seus instrumentos históricos, explicando aos participantes as metodologias medievais por trás da fabricação dos mesmos.

Durante esses concertos, o público será convidado a apreciar melodias, ritmos e histórias que poderiam ter ecoado na era medieval em Leiria, especialmente no castelo e na Igreja da Pena. O ciclo explorará a origem e o significado das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, bem como o legado musical de D. Dinis. Além disso, serão apresentadas as Cantigas de Amigo do jogral medieval Martin Codax e obras do célebre Livro Vermelho de Montserrat.

“Sob o espírito dos dias festivos, o público de Leiria, acostumado a celebrar a Feira de Maio de Leyrea, que já desde o século XIII existia (inicialmente em agosto), é convidado a ouvir canções das Cantigas de Santa Maria e do Livro Vermelho de Montserrat, com um toque de magia folclórica e bárdica que o TWB Ensemble costuma apresentar nos seus álbuns, neste que será o único concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria que conta apenas com arranjos inteiramente instrumentais”, refere a Câmara, que através da programação do Castelo de Leiria “promove a diversidade artística”.

Neste segundo concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria, o foco está nas Cantigas de Amigo de um dos músicos mais aclamados da Galiza medieval, um jogral de nome Martin Codax, e que serão interpretadas pela cantora lírica convidada, Irene Brigitte.

Durante o workshop, Orlando Trindade, cujo foco está em fontes históricas como o Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, em materiais e tipos de madeira utilizados na construção de instrumentos históricos, e até mesmo em técnicas específicas desta arte antiga, mostrará diversos exemplos de peças e do processo de criação dos instrumentos.

Desde o manuscrito medieval conhecido como Pergaminho Vindel, nesta segunda experiência medieval, serão pedidas ao mar notícias dos nossos entes queridos e navegaremos nas ondas da costa ibérica, sempre protegidos pelos milagres da Virgem que protegiam os povos navegantes. Junto ao mar, descobriremos outras culturas que encontraram a sua segunda casa nos manuscritos das Cantigas de Santa Maria, e iremos experienciar a renovação da natureza durante a primavera através de vários cenários de Páscoa.

Momentos do CMML 2024 - II

photography: Gil Lemos @gildelemoses

Notícias Sobre CMML 2024

D. Dinis inspira ciclo de música medieval no Castelo de Leiria em 2024
A obra de D. Dinis, o rei Trovador, é uma das inspirações do Ciclo de Música Medieval de Leiria, que vai levar ao Castelo de Leiria seis concertos e oficinas dedicadas à época medieval entre janeiro e dezembro de 2024.
O ciclo dará destaque à música medieval da Península Ibérica, com particular incidência nas “obras do rei de Castela e de Leão Alfonso X, como também do seu neto, o rei D. Dinis, que tão importante é para o nosso país e em especial em Leiria”, explicou à agência Lusa Ricardo Alves Pereira, que reparte a direção artística do evento com Esin Yardimli Alves Pereira.

O Ciclo de Música Medieval de Leiria é uma viagem de TWB Ensemble (The Wandering Bard) pelo mundo da música medieval ibérica.
O castelo de Leiria vai receber, em 2024, o Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML), com seis concertos precedidos de workshops, sob o mote “uma janela para a cultura medieval Ibérica”, em dias importantes do calendário solar, religioso e pagão.

Ciclo de música põe o público a aprender e a ouvir ritmos medievais
Cada uma das sessões que integram o Ciclo de Música Medieval de Leiria, com início a 6 de janeiro, no Castelo de Leiria, será mais do que um concerto.
Antes de se ouvirem as melodias e ritmos da Idade Média, o público é convidado a participar num workshop, “que serve como uma chave para desvendar os mistérios e a magia do concerto que se segue”, explica a Câmara de Leiria em nota de imprensa.

Leiria estreia ciclo de música medieval em 2024
Com direcção artística dos músicos Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli Alves Pereira, o CMML propõe, entre outros objectivos, explorar a origem e significado das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, avô materno de D. Dinis, e descobrir o legado musical do próprio D. Dinis, além de percorrer as Cantigas de Amigo do jogral medieval Martin Codax e as obras do Livro Vermelho de Montserrat.

Ciclo de Música Medieval de Leiria – Concerto N.1: “O Rei e a Virgem”
No primeiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria convidamos o público a vivenciar a Idade Média através da música da época, interpretada à voz e instrumentos históricos.

Leiria estreia ciclo de música medieval em 2024
Organizado e promovido pelo Castelo de Leiria – Município de Leiria, a produção do CMML está a cargo de CordaSonora, com direção artística de Ricardo Alves Pereira, músico investigador, contador de histórias e compositor de Leiria, e de Esin Yardimli Alves Pereira, multi-instrumentista, escritora e música dedicada a várias plataformas de produção artística.

Ciclo de Música Medieval de Leiria sobe ao Castelo em 2024
Ao longo destes concertos, o público é convidado a escutar melodias, ritmos e histórias que poderiam ter sido ouvidas na era medieval em Leiria, no castelo e no seu local de culto, a Igreja da Pena.

Momentos do CMML 2024 - I

photography: Rodrigo Ferros Azevedo Mendes

Participantes do CMML 2024

The Wandering Bard

O grupo residente do Ciclo de Música Medieval de Leiria, TWB Ensemble (The Wandering Bard), tece de forma harmoniosa a essência da música antiga com a intemporal tradição da narração de histórias. Inspirando-se nos trovadores e bardos – uma homenagem ecoada no seu próprio nome -, o ensemble apresenta um repertório meticulosamente construído através de uma lente historicamente informada, enriquecido por narrativas cativantes, tornando as suas performances e gravações em viagens encantadoras.

Esin Yardimli Alves Pereira

Diretora artística, investigadora, viellista 
presente em cada concerto

Ricardo Alves Pereira

Diretor artístico, investigador, narrador, alaudista
presente em cada concerto

António Casal

Artista residente, percussionista
presente em cada concerto

Jorge Luís Castro

Cantor lírico
presente em 6 de Janeiro, 22 de Junho e 21 de Dezembro

Orlando Trindade

Violeiro e multi-instrumentista
presente em 1 de Maio e 21 de Dezembro

Irene Brigitte

Cantora lírica
presente em 23 de Março, 1 de Novembro e 21 de Dezembro