“Aprender é Partilhar”
Acompanhado de melodias de outros tempos, que os ecos da Música Medieval da Ibéria
nos inspirem e nos liguem às profundezas da cultura medieval ibérica.
As Cantigas de Santa Maria contêm histórias não só sobre cristãos da península ibérica, mas também sobre gentes de outras religiões e culturas. Analisando em profundidade as letras dos milagres presentes nas Cantigas, podemos obter uma visão inigualável sobre os rituais, atividades religiosas, e folclore que sobreviveram nas várias religiões dos dias de hoje e como tais coexistiram na época em que este repertório terá sido registrado em manuscritos.
Uma apresentação que explora as bases culturais das Cantigas de Santa Maria, do rei Alfonso X, o Sábio, e impulsionador desta coleção, e da própria Santa Maria aos olhos das gentes ibéricas, a mulher que esteve presente na vida de todos, da realeza aos pagãos. Durante esta aprendizagem, cada participante terá acesso a algo que nunca antes terá ouvido, já que esta investigação das profundezas das Cantigas de Santa Maria é um projeto em contínuo desenvolvimento por todo o mundo, crescendo a cada minuto que passa.
As Cantigas de Santa Maria, o Códice de los Músicos, o Pórtico da Glória na Catedral de Santiago de Compostela na Galiza, e muitas outras fontes fornecem-nos informações de grande valor. Nesta apresentação, o público poderá receber em primeira mão informação de um dos mais talentosos e conceituados construtores de instrumentos de Portugal, o luthier Orlando Trindade; enquanto observa uma variedade de instrumentos construídos por si, feitos com a mais alta precisão histórica.
Explorando o repertório de um dos reis mais artísticos da história a nível mundial; as fontes que o inspiraram a escrever as letras das suas canções, e as fontes das suas melodias; ao mesmo tempo que se passa a conhecer mais sobre a vida do próprio D. Dinis, o Rei-Trovador, e a tradição das canções seculares da época medieval.
Apresentando o jogral da Galiza através das sua palavras e música que sobreviveram até aos nossos dias, uma obra que reflete os ventos e as ondas da Galiza, especialmente a paisagem de Vigo; para levar o público a descobrir as ligações culturais e musicais entre as culturas galega e portuguesa, ambas que navegaram com grande entusiasmo, e que aguardavam ansiosamente pelos seus entes queridos pelas margens do oceano atlântico.
Conhecendo os peregrinos que não dispensaram cantar e dançar na praça do mosteiro ao chegar ao seu destino nos altos picos de Montserrat! O Livro Vermelho de Montserrat fornece-nos uma porta de entrada para o sagrado e o secular, e mostra como as práticas espirituais podem evoluir.
Aprender é Partilhar: Workshops de Música Medieval
Um conjunto de workshops abertos ao público em geral, seguidos por concertos didáticos de exploração ainda mais aprofundada, para que o público possa descobrir o belo tesouro contido nesta música histórica.