Uma Produção de CordaSonora
Prepare uma visita a Leiria! Durante o CMML, haverá seis concertos e workshops liderados pelo TWB Ensemble com o artista residente Antonio Casal e talentosos convidados como Jorge Luis Castro, Irene Brigitte e Orlando Trindade.
Os eventos terão lugar no Castelo de Leiria, organizados graças ao município de Leiria.
Antes de cada concerto, haverá um workshop relacionado com o repertório que os músicos irão interpretar, moldado em torno do lema “Aprender é Partilhar”, com o objetivo de criar uma ligação mais forte entre a comunidade e a música, partilhando o prazer que sentimos por estas melodias imortais. Num dos eventos, haverá também uma exposição antes do concerto sobre os instrumentos musicais da era medieval.
Com estes workshops, o público em geral irá adquirir conhecimento sobre Alfonso X, o Sábio, Cantigas de Santa Maria, Livro Vermelho de Montserrat, Martin Codax, D. Dinis, o Rei Trovador, entre muitas outras informações maravilhosas e lendas sobre música e cultura medieval, todas as quais serão ouvidas durante os concertos.
Posicionado em dias importantes do calendário pagão, solar e religioso, o Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML) estará distribuido ao longo do ano, começando a 6 de janeiro, Dia de Reis, no qual vamos dar uma vista de olhos ao sábio rei por trás das obras das Cantigas de Santa Maria, e à própria Santa Maria, como as cantigas referem, donzela, mãe e anciã.
Juntem-se a nós!
Primeiro concerto: 6 de janeiro – Workshop: 15:00 Concerto: 16:00
“É uma oportunidade única para o público em geral de familiarizar com a alma da música, oferecendo esta visão deste período da nossa história e o quadro em que vivia, das relações. Sem dúvida que queremos, com estes concertos, fazer uma viagem, uma viagem no tempo”
– Anabela Graça, vereadora da Câmara de Leiria.
(entrevista sobre Ciclo de Musica Medieval de Leiria 2024)
A música medieval está de regresso ao Castelo de Leiria no, dia 1 de maio, com o terceiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria. Com o tema “Festival de Alegrias”, o concerto será precedido por um workshop sobre “Instrumentos medievais ibéricos”.
O artista convidado é Orlando Trindade, luthier e multi-instrumentista, que apresentará os seus instrumentos históricos, explicando aos participantes as metodologias medievais por trás da fabricação dos mesmos.
Durante esses concertos, o público será convidado a apreciar melodias, ritmos e histórias que poderiam ter ecoado na era medieval em Leiria, especialmente no castelo e na Igreja da Pena. O ciclo explorará a origem e o significado das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, bem como o legado musical de D. Dinis. Além disso, serão apresentadas as Cantigas de Amigo do jogral medieval Martin Codax e obras do célebre Livro Vermelho de Montserrat.
“Sob o espírito dos dias festivos, o público de Leiria, acostumado a celebrar a Feira de Maio de Leyrea, que já desde o século XIII existia (inicialmente em agosto), é convidado a ouvir canções das Cantigas de Santa Maria e do Livro Vermelho de Montserrat, com um toque de magia folclórica e bárdica que o TWB Ensemble costuma apresentar nos seus álbuns, neste que será o único concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria que conta apenas com arranjos inteiramente instrumentais”, refere a Câmara, que através da programação do Castelo de Leiria “promove a diversidade artística”.
Neste segundo concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria, o foco está nas Cantigas de Amigo de um dos músicos mais aclamados da Galiza medieval, um jogral de nome Martin Codax, e que serão interpretadas pela cantora lírica convidada, Irene Brigitte.
Durante o workshop, Orlando Trindade, cujo foco está em fontes históricas como o Pórtico da Glória da Catedral de Santiago de Compostela, em materiais e tipos de madeira utilizados na construção de instrumentos históricos, e até mesmo em técnicas específicas desta arte antiga, mostrará diversos exemplos de peças e do processo de criação dos instrumentos.
Desde o manuscrito medieval conhecido como Pergaminho Vindel, nesta segunda experiência medieval, serão pedidas ao mar notícias dos nossos entes queridos e navegaremos nas ondas da costa ibérica, sempre protegidos pelos milagres da Virgem que protegiam os povos navegantes. Junto ao mar, descobriremos outras culturas que encontraram a sua segunda casa nos manuscritos das Cantigas de Santa Maria, e iremos experienciar a renovação da natureza durante a primavera através de vários cenários de Páscoa.
D. Dinis inspira ciclo de música medieval no Castelo de Leiria em 2024
A obra de D. Dinis, o rei Trovador, é uma das inspirações do Ciclo de Música Medieval de Leiria, que vai levar ao Castelo de Leiria seis concertos e oficinas dedicadas à época medieval entre janeiro e dezembro de 2024.
O ciclo dará destaque à música medieval da Península Ibérica, com particular incidência nas “obras do rei de Castela e de Leão Alfonso X, como também do seu neto, o rei D. Dinis, que tão importante é para o nosso país e em especial em Leiria”, explicou à agência Lusa Ricardo Alves Pereira, que reparte a direção artística do evento com Esin Yardimli Alves Pereira.
O Ciclo de Música Medieval de Leiria é uma viagem de TWB Ensemble (The Wandering Bard) pelo mundo da música medieval ibérica.
O castelo de Leiria vai receber, em 2024, o Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML), com seis concertos precedidos de workshops, sob o mote “uma janela para a cultura medieval Ibérica”, em dias importantes do calendário solar, religioso e pagão.
Ciclo de música põe o público a aprender e a ouvir ritmos medievais
Cada uma das sessões que integram o Ciclo de Música Medieval de Leiria, com início a 6 de janeiro, no Castelo de Leiria, será mais do que um concerto.
Antes de se ouvirem as melodias e ritmos da Idade Média, o público é convidado a participar num workshop, “que serve como uma chave para desvendar os mistérios e a magia do concerto que se segue”, explica a Câmara de Leiria em nota de imprensa.
Leiria estreia ciclo de música medieval em 2024
Com direcção artística dos músicos Ricardo Alves Pereira e Esin Yardimli Alves Pereira, o CMML propõe, entre outros objectivos, explorar a origem e significado das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio, avô materno de D. Dinis, e descobrir o legado musical do próprio D. Dinis, além de percorrer as Cantigas de Amigo do jogral medieval Martin Codax e as obras do Livro Vermelho de Montserrat.
Ciclo de Música Medieval de Leiria – Concerto N.1: “O Rei e a Virgem”
No primeiro concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria convidamos o público a vivenciar a Idade Média através da música da época, interpretada à voz e instrumentos históricos.
Leiria estreia ciclo de música medieval em 2024
Organizado e promovido pelo Castelo de Leiria – Município de Leiria, a produção do CMML está a cargo de CordaSonora, com direção artística de Ricardo Alves Pereira, músico investigador, contador de histórias e compositor de Leiria, e de Esin Yardimli Alves Pereira, multi-instrumentista, escritora e música dedicada a várias plataformas de produção artística.
Ciclo de Música Medieval de Leiria sobe ao Castelo em 2024
Ao longo destes concertos, o público é convidado a escutar melodias, ritmos e histórias que poderiam ter sido ouvidas na era medieval em Leiria, no castelo e no seu local de culto, a Igreja da Pena.
O grupo residente do Ciclo de Música Medieval de Leiria, TWB Ensemble (The Wandering Bard), tece de forma harmoniosa a essência da música antiga com a intemporal tradição da narração de histórias. Inspirando-se nos trovadores e bardos – uma homenagem ecoada no seu próprio nome -, o ensemble apresenta um repertório meticulosamente construído através de uma lente historicamente informada, enriquecido por narrativas cativantes, tornando as suas performances e gravações em viagens encantadoras.
Diretora artística, investigadora, viellista
presente em cada concerto
Diretor artístico, investigador, narrador, alaudista
presente em cada concerto