Uma Produção de CordaSonora
O Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025 é uma celebração da poesia e música seculares da tradição trovadoresca da era medieval de Portugal e da península ibérica. O CMML2025 homenageia as cantigas de amor, de amigo, e de escárnio e maldizer, destacando a poesia de D. Dinis, o Rei-Trovador, e de trovadores e jograis da sua época, como Martim Moxa, João Garcia de Guilhade, João Zorro e Airas Nunes.
Durante dez dias de concertos e eventos interativos distribuídos ao longo do ano, cada estilo poético é apresentado por convidados cujas vozes e instrumentos são ideais para interpretar as nuances do trovadorismo ibérico, alinhando-se ao rigor da investigação histórico-musical e à visão artística do grupo de acolhimento, The Wandering Bard (TWB Ensemble), fundado pelos músicos Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, também diretores artísticos do CMML2025.
O CMML2025 é promovido pelo Município de Leiria e Castelo de Leiria, com produção de CordaSonora e Quimeras & Gárgulas – Associação Cultural.
—
The Medieval Music Cycle of Leiria 2025 is a celebration of secular poetry and music from the troubadour tradition of medieval Portugal and the Iberian Peninsula. CMML2025 pays tribute to cantigas de amor, cantigas de amigo, and cantigas de escárnio e maldizer, highlighting the poetry of King Dinis, the Troubadour King, alongside troubadours and minstrels of his time, such as Martim Moxa, João Garcia de Guilhade, João Zorro, and Airas Nunes.
Over ten days of concerts and interactive events throughout the year, each poetic style will be presented by guest artists whose voices and instruments are ideally suited to interpreting the nuances of Iberian troubadourism. The performances align with the rigor of historical-musical research and the artistic vision of the hosting ensemble, The Wandering Bard (TWB Ensemble), founded by musicians Esin Yardimli Alves Pereira and Ricardo Alves Pereira, who are also the artistic directors of CMML2025.
CMML2025 is promoted by the Municipality of Leiria and Leiria Castle, with production by CordaSonora and Quimeras & Gárgulas – Associação Cultural.
O CMML2025 é dedicado ao rei D. Dinis, figura central do trovadorismo português e ibérico, assinalando assim os setecentos anos após a sua morte.
Celebram-se ainda os 35 anos da descoberta de um manuscrito que contém música do próprio rei, o Pergaminho Sharrer, um dos dois únicos documentos conhecidos até hoje que preservam melodias de lírica secular da ibéria medieval.
Este manuscrito oferece uma visão única sobre o som da música secular da época e região, e Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, dedicam-se a explorar essa herança com exatidão e reverência, revelando ao público a essência da música e das palavras do Rei-Trovador.
—
CMML2025 is dedicated to King Dinis, a central figure in Portuguese and Iberian troubadour tradition, marking 700 years since his passing.
The festival also celebrates 35 years since the discovery of a manuscript containing music composed by the king himself—the Sharrer Parchment, one of only two known documents preserving secular lyrical melodies from medieval Iberia.
This manuscript provides a unique glimpse into the soundscape of secular music from that time and region. Esin Yardimli Alves Pereira and Ricardo Alves Pereira are committed to exploring this heritage with precision and reverence, unveiling to the public the essence of the music and words of the Troubadour King.
Nesta edição especial do CMML2025, a residência artística de TWB Ensemble com o convidado de honra, Eduardo Paniagua, destaca-se como um dos momentos mais esperados.
Reconhecido como uma das figuras mais influentes da música medieval, Paniagua possui um legado de gravações e concertos que é referência mundial. A residência artística, que se realizará de 2 a 5 de julho, será dedicada à exploração do Pergaminho Sharrer, unindo a experiência de Paniagua com a abordagem histórico-artística de TWB Ensemble.
Este encontro promete resultados artísticos ricos e marcantes, que serão partilhados com o público do ciclo. A residência inclui ensaios abertos ao público, uma conversa aberta entre Eduardo Paniagua, Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, um showcase de Eduardo Paniagua, e um concerto onde se apresentam os resultados finais da residência.
—
In this special edition of CMML2025, the artistic residency of TWB Ensemble with guest of honor Eduardo Paniagua stands out as one of the most highly anticipated moments.
Recognized as one of the most influential figures in medieval music, Paniagua has built a legacy of recordings and concerts that serve as a global reference. The artistic residency, taking place from July 2 to 5, will focus on the exploration of the Sharrer Parchment, bringing together Paniagua’s expertise with TWB Ensemble’s historically informed artistic approach.
This collaboration promises rich and remarkable artistic outcomes, which will be shared with the festival audience. The residency includes open rehearsals, an open conversation between Eduardo Paniagua, Esin Yardimli Alves Pereira, and Ricardo Alves Pereira, a showcase performance by Eduardo Paniagua, and a final concert presenting the results of the residency.
No dia 22 de março, o Ciclo de Música Medieval de Leiria 2025 alberga uma performance única onde a música medieval se alimenta da maior voz do heavy metal do país, Fernando Ribeiro.
Dedicada às Cantigas de Escárnio e Maldizer, esta atuação funde a música medieval à estética poética moderna portuguesa pela mão de Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira, que recebem o convidado especial do ciclo – o poeta e escritor, Fernando Ribeiro dos MOONSPELL.
Em uníssono, o titã do metal e os dois medievalistas protagonizam um espetáculo satírico e provocador, que une a tradição trovadoresca à modernidade do século XXI e que celebra a liberdade de expressão.
Devido à sua temática, parte da poesia apresenta conteúdo explícito e violento. Por essa razão, e excepcionalmente no CMML2025, este concerto é recomendado para maiores de 18 anos.
—
On March 22, the Leiria Medieval Music Cycle 2025 presents a one-of-a-kind performance, where medieval music merges with the voice of Portugal’s greatest heavy metal icon, Fernando Ribeiro.
Dedicated to the Cantigas de Escárnio e Maldizer, this performance intertwines medieval music with modern Portuguese poetic aesthetics, brought to life by Esin Yardimli Alves Pereira and Ricardo Alves Pereira, who welcome the festival’s special guest—poet and writer Fernando Ribeiro, from MOONSPELL.
In unison, the metal titan and the two medievalists lead a satirical and provocative spectacle, blending the troubadour tradition with the boldness of the 21st century, celebrating freedom of expression.
Due to the nature of the Cantigas de Escárnio e Maldizer, some poetry contains explicit and violent content. For this reason, and as an exception within CMML2025, this concert is recommended for audiences 18 and older.
“Os investigadores [Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira] preencheram os espaços em branco das canções que constam no documento, estudando a estrutura de cada canção para encontrar paralelismos e, a partir daí, sugerir “notas e ritmos que lá estariam ou poderiam estar”, bem como “a própria maneira de as interpretar”.
Não é a primeira vez que se ouvem integralmente as sete cantigas de D. Dinis. Mas, salientou Ricardo Alves Pereira, será uma nova proposta de como soaria esta música, com base “num trabalho muito científico” que “se tornou também um trabalho muito pessoal e que se vai apresentar ao público com muito carinho”.
“The researchers [Esin Yardimli Alves Pereira and Ricardo Alves Pereira] filled in the gaps of the songs found in the document, studying the structure of each song to find parallels and, from there, suggest “notes and rhythms that would have been there or could have been,” as well as “the very way to interpret them.”
It is not the first time that all seven of King Dinis’ songs have been heard in full. However, as Ricardo Alves Pereira pointed out, this will be a new proposal for how this music would sound, based on “a very scientific work” that “has also become a very personal project and will be presented to the public with great care.”
— Entrevista com Carlos Ferreira sobre o concerto de abertura do CMML2025, intitulado “A Melodia de D. Dinis”
Sobre CMML2025-I “A Melodia d D. Dinis”
Os músicos e investigadores Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira dedicaram vários meses ao estudo do “Pergaminho Sharrer” e partilham ao vivo o resultado, num concerto com o percussionista Paul Johnson e o barítono Jorge Luís Castro. “É um trabalho arqueológico musical muito intenso, o mais científico possível”, explicou à agência Lusa Ricardo Alves Pereira.
— artigo publicado em 6 de janeiro de 2025
“Musicians and researchers Esin Yardimli Alves Pereira and Ricardo Alves Pereira dedicated several months to studying the “Sharrer Parchment” and are sharing the results live in a concert featuring percussionist Paul Johnson and baritone Jorge Luís Castro. “It’s a very intense musical archaeological work, as scientific as possible,” explained Ricardo Alves Pereira to the Lusa news agency.”
Os dois investigadores [Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira] analisaram-no e compararam-no [Pergaminho Sharrer] com outro tipo de repertório, para encontrar forma de “poder recuperar as partes que não sobreviveram e também reconhecer o que está escrito”.
“O que fizemos é 100% investigação nossa, com base em investigações que fomos lendo de outros musicólogos. O que se vai ouvir é a nossa visão de como o que está naquele manuscrito poderá ter soado na época, incluindo as partes que lhe faltam”, afirmou [Ricardo Alves Pereira].
— artigo publicado em 7 de janeiro de 2025
The two researchers [Esin Yardimli Alves Pereira and Ricardo Alves Pereira] analyzed it [Sharrer Parchment] and compared it with other types of repertoire to find ways to “recover the parts that did not survive and also recognize what is written.”
“What we did is 100% our own research, based on studies we read by other musicologists. What you will hear is our interpretation of how what is in that manuscript might have sounded at the time, including the parts that are missing,” stated [Ricardo Alves Pereira].
O concerto [A Melodia de D. Dinis] lança a segunda edição do Ciclo de Música Medieval de Leiria, que leva sete momentos ao Castelo de Leiria ao longo de 2025, numa programação dedicada a D. Dinis, lembrando os 700 anos da sua morte, e à música medieval secular da Península Ibérica.
— artigo publicado em janeiro de 2025
“The concert [A Melodia de D. Dinis] launches the second edition of the Leiria Medieval Music Cycle, which will bring seven performances to Leiria Castle throughout 2025. The program is dedicated to King Dinis, marking the 700th anniversary of his death, and to secular medieval music from the Iberian Peninsula.“
Ciclo de Música Medieval de Leiria [2025] Irá “transportar-nos” aos tempos de D. Dinis, com concertos, oficinas participativas e interativas e uma exposição no Castelo de Leiria.
— artigo publicado em 12 de janeiro de 2025
“Ciclo de Música Medieval de Leiria [2025] will “transport us” to the times of King Dinis, with concerts, participatory and interactive workshops, and an exhibition at Leiria Castle.“
Concerto em Leiria revela cantigas de D. Dinis e abre programa dos 700 anos da morte do rei-trovador.
— artigo publicado em 6 de janeiro de 2025
“Concert in Leiria Reveals Songs of King Dinis and Launches the Program for the 700th Anniversary of the Troubadour King’s Death.“