Leyriath Ensemble apresenta uma actuação sem precedentes que combina a narração de histórias lendárias e arranjos, com base histórica, de Música Antiga.
O repertório do ensemble é composto por uma coleção variada de música da era medieval, como as célebres Cantigas de Santa Maria de Alfonso X, o Sábio (1221-1284), repertório renascentista da Península Ibérica escrito para vihuela solo por Luys de Narvaez (1490-1547) e Alonso Mudarra (1510-1580), até às harmonias barrocas presentes na música para teorba de Girolamo Kapsberger (1580-1651). 
O ensemble apresenta-se com instrumentos construídos com base em modelos históricos (como o alaúde, a vielle, a rebec, e vários instrumentos de percussão). 
As histórias são recitadas ao tom de trovadores e bardos medievais, com uma identidade imaginária única. Tais lendas são escritas pelo alaudista e narrador do ensemble, sendo inspiradas na própria música que o grupo interpreta.
Nos rituais mágicos de palavras e música criados pelo conjunto, o público poderá seguir as visões de Nunium, o Feiticeiro de Leyriath; bardo que viaja o mundo com os seus talentosos companheiros, para partilhar as histórias de fortuna e desgraça do seu maravilhoso lar. Assim, a música dos bardos de Leyriath permite aos ouvintes vislumbrar o reino de prata e safira, deparando-se com seres místicos e heróis poderosos, bem como conhecer em pessoa Liseade, a musa de inspiração de Nunium.

Vídeos de Concertos

LEYRIATH | CSM 37: Miragres Fremosos – Alfonso X (1221 – 1284)

Reitoria da Universidade do Porto, primeiro concerto do Ensemble Leyriath em Setembro de 2020.

LEYRIATH | CSM 380: Sen Calar Nen Tardar – Alfonso X (1221-1284)

Gravação de concerto em streaming emitido a partir do canal “If Music be the Food of Love: Stream On” a 30 de Outubro de 2020.

LEYRIATH | CSM 18: Por Nos de Dulta Tirar – Alfonso X (1221-1284)

Gravação em directo a partir da livraria Gostar de Ler, no Porto. O concerto foi emitido integralmente via Facebook em Dezembro de 2020 para o público em casa durante os tempos de pandemia de Covid-19. As portas da livraria estiveram abertas para a rua para que a nossa música pudesse chegar também ao público local.

LEYRIATH | CSM 340: Virgem Madre Groriosa – Alfonso X (1221-1284)

Esta gravação é parte de um concerto realizado ao vivo na Macaréu – Associação Cultural em Dezembro de 2020, com público limitado e adequado às restrições recomendadas à data. A performance foi também transmitida em directo via streaming para o público em casa.

O Ensemble

Isabel Martinez

Isabel é uma artista multi-disciplinar experiente em teatro, música e design. Toca activamente música do mundo/folk e música antiga. Embora o seu instrumento principal seja a gaita-de-fole, toca também uma variedade de instrumentos de sopro, percussão, canta e compõe actualmente em diversos projectos musicais.

Ricardo Alves Pereira

Ricardo é o fundador do Ensemble Leyriath. O seu foco principal é o repertório musical antigo, a escrita das narrativas de Leyriath e a ligação entre ambos. Como na maioria dos seus projectos musicais, a sua carreira a solo é marcada pela narração de histórias em contexto musical clássico e contemporâneo, denominadas “Narrativas Musicais”.

Esin Yardimli Alves Pereira

Esin é violinista e tocadora de um conjunto de instrumentos de cordas friccionadas, entre os quais o histórico vielle, viola de arco e a rabeca. É activa em diversos géneros musicais desde a música antiga ao jazz. As habilidades de Esin não se limitam à sua flexibilidade em variadas linguagens, sendo também uma activa compositora, arranjadora, escritora e produtora em diversos formatos musicais.

Vídeos de Ensaios

LEYRIATH | Je Veulx Laysser Melancolie de Ricaforte – Luys de Narvaez (1490-1547)
LEYRIATH | CSM 163: Pode Por Santa Maria – Alfonso X (1221-1284)

Colaborações no Ecrã

Nunium, o Feiticeiro de Leyriath

Alfonso X, el Sabio (1221-1284): “Por Nos de Dulta Tirar” (Cantigas de Santa Maria 18)

Viagens Pelo Liz e Lena

Alfonso X, el Sabio (1221-1284): “Pero cantigas de Loorr” (Cantigas de Santa Maria 400)

Eterna Promessa

Alfonso X, el Sabio (1221-1284): “De Santa Maria Sinal Qual Xe Quer” (Cantigas de Santa Maria 123)

Contacto

leyriath@gmail.com

+351 965 642 540